terça-feira, 8 de novembro de 2011

Bairro nobre de São Paulo, discrimina bicicleta..


No terceiro dia de funcionamento, a ciclofaixa permanente de 3,3 km criada em Moema, na zona sul de São Paulo, ainda em fase de testes, enfrenta problemas.

Moema é um distrito pertencente à subprefeitura da Vila Mariana, na Zona Centro-Sul da cidade de São Paulo. Experimentou um grande crescimento imobiliário na década de 1970, e ainda hoje continua a atrair investimentos, sendo uma região nobre da capital, tem a segunda renda média da cidade, sendo superada apenas pelo Morumbi..

Com poucos carros parados na Zona Azul, os motoristas disseram estar com medo de estacionar no local demarcado, temendo uma colisão de carros que vinham atrás. Sem saber da nova posição das vagas, também foi comum ver motoristas ficarem parados atrás de carros estacionados.



Com a ciclofaixa, as vagas de Zona Azul foram deslocadas para a direita, para perto da pista central. 'Deveriam pintar de outra cor, deixar mais evidente', reclamou Spencer Chingotte, de 67 anos, que acabara de parar sobre a faixa dos ciclistas.

Muitos moradores são favoráveis à ciclofaixa. Outros desejam que alguns aspectos sejam revisados em vez de retirá-las por completo. Os ciclistas que passam pela região comemoraram a novidade, mesmo os que reservam críticas à maneira como foi implementada. E mesmo muita gente que não tem interesse em usar a bicicleta, mas a vê como uma alternativa válida para diminuir os congestionamentos e uma opção de deslocamento que deve ser respeitada, também ficou consternado com algumas das declarações e atitudes dessa diminuta parcela da população.

Resistência. De acordo com a presidente da Associação de Moradores e Amigos de Moema (Amam), Rosângela Lurbe, de 55 anos, há 'uma grande possibilidade' de a entidade entrar com uma ação judicial para a retirada da ciclovia.

Estacionamento não é direito constitucional em nenhum país. Enrique Penalosa (ex-prefeito de Bogotá na Colômbia)

A região de Moema não tinha esse nome até 1987. Esse foi o ano em que os moradores da região decidiram fazer um abaixo-assinado para alterar o nome do bairro, até então chamado "Indianópolis", que não era muito bem aceito pela população. O prefeito da cidade no período, Jânio Quadros, atendeu ao pedido dos moradores e o bairro (atualmente distrito) passou a ser chamado de Moema desde então.

A palavra "Moema" vem do tupi-guarani, e significa, literalmente, "mentira", "falsidade" ou "calúnia.

Dna. Rosangela Lurbe, foi candidata em 2008, a câmara do município de São Paulo, provavelmente não cometera esse erro em 2012, assim esperamos..

Abaixo assinado em favor da ciclofaixa:
http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoAssinada.aspx?pi=CFMOEMA

Fontes;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Moema_(distrito)
http://noticias.uol.com.br/politica/politicos-brasil/2008/vereador/04071956-rosangela-lurbe.jhtm
http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/artigo.aspx?cp-documentid=31287810

crédito de imagem;
Willian Cruz
http://vadebike.org

3 comentários:

  1. Faltou citar que a foto é do site Vá de Bike. Por favor, né? Citar a fonte é o mínimo.

    ResponderExcluir
  2. Conforme solicitado, crédito de imagem de Willian Cruz postado com a devida permissão.

    ResponderExcluir