terça-feira, 31 de maio de 2011

O ser humano e seus limites...

PILOTO: Douglas Leite de Oliveira (Doguette)


A gravidade é uma das quatro forças fundamentais da natureza (junto com a força forte, eletromagnetismo e força fraca) em que objetos com massa exercem atração uns sobre os outros. Classicamente, é descrita pela lei de Newton da gravitação universal. Foi entendida primeiramente de modo matemático pelo físico inglês Isaac Newton e desenvolvida e estudada ao longo dos anos.

Isaac Newton nasceu em Londres, no ano de 1643, e viveu até o ano de 1727. Cientista, químico, físico, mecânico e matemático, em sua trajetória, ele descobriu várias leis da física, entre elas, a lei da gravidade.

"O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano."
Isaac Newton


Do ponto de vista prático, a atração gravitacional da Terra confere peso aos objetos e faz com que caiam ao chão quando são soltos no ar.

Será???

World's First BMX Triple Backflip - Jed Mildon - More BMX Videos

Quebra de recorde em motais, três em um único salto..



http://pt.wikipedia.org/wiki/Gravidade

Ter um Porsche não é para qualquer um. Imaginem ter um modelo que não emite nenhum grama de CO2 na atmosfera ...

O artista plástico austríaco Hannes Langeder tem um.

Junto com alguns amigos, Langeder decidiu criar um modelo do Porsche GT3 RS tradicional, com direito a carroceria dourada e tudo. A diferença é que no lugar do motor tradicional, a fonte de propulsão do carro seria uma bicicleta adaptada no seu interior.



Assim, depois de dois anos e meio de trabalho árduo, dezenas de tubos de plástico, rolos de fita adesiva, borracha e papel-alumínio, Langeder finalmente realizou seu sonho de dirigir um carro totalmente sustentável.

O GT3 Ferdinand RSX só chega aos 5km/h, mas faz o maior sucesso por onde passa. Tanto que está em exposição no Museu de Arte de Linz, na Áustria. Mas para seus criadores, mais do que uma obra de arte, o carro é um protesto por um modelo de transportes menos agressivos ao planeta.

O “carro” pesa apenas 99,6 quilos e não tem motores, apenas dois pedais: um do motorista e um para o carona, que pode dar uma forcinha enquanto aproveita o passeio.



Fonte:
http://atitudeco.com.br/2010/08/04/austriaco-transforma-bicicleta-em-porsche/

sábado, 28 de maio de 2011

Cunha Paraty de bicicleta..



Um lugar que cultiva o verde mesclado com a cultura..



Localizada no Alto Paraíba, o município de Cunha ocupa 1410 km2 de colinas e montanhas aninhadas entre as serras do Quebra-Cangalha, da Bocaina e do Mar. Limita-se com Ubatuba, São Luiz do Paraitinga, Lagoinha, Guaratinguetá, Lorena, Silveiras, Areias, São José do Barreiro no estado de São Paulo, e a Paraty no estado do Rio de Janeiro.



Além da zona rural com paisagens extremamente verdes, o município de Cunha oferece dois parques na área territorial. O Parque Estadual Serra do Mar preserva importantes áreas como cedro, peroba maçaranduba, canela, ipê, grumixama, guatambu, onde se alojam as bromélias, orquídeas, samambaias, liquens e lianas. O parque é habitat natural de da capivara, anta, paca, onça, quati, jaguatirica, sagüi, bugio, gaviões e papagaios, jacu, jacutinga e araponga, entre outras espécies.



O Parque Nacional da Bocaina oferece vistas panorâmicas incríveis e cachoeiras pouco conhecidas.
As cachoeiras, algumas ainda inexploradas, são um sinal da fartura de água, que faz de Cunha uma região de mananciais. Suas terras abrigam o berço dos rios Paraitinga e Paraibuna, que formam, quilômetros adiante, o lendário rio Paraíba do Sul, que deságua no litoral fluminense.

Igreja Nossa Senhora da Penha

Esta igreja encontra-se na Estrada Paraty-Cunha guardando a entrada da trilha para a
Cachoeira do Tobogã.



O Parque Nacional da Serra da Bocaina localiza-se na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, na região Sudeste do Brasil.



Criado por Decreto Federal em 1971, compreende uma área aproximada de 104 mil hectares e uma expressiva biodiversidade. A sede do parque fica na cidade de São José do Barreiro, no Estado de São Paulo. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).



Estima-se que 60% da vegetação seja composta por mata nativa (mata atlântica), e que o restante seja mata regenerada (secundária) há mais de 30 anos. Entre as espécies da flora destacam-se os pinheiros, araucárias, cedros, embaúbas, palmitos e bromélias.
Entre a fauna do parque destacam-se felinos, preguiças, veados, macacos, cobras e aves.



O seu ponto mais elevado é o Pico do Tira o Chapéu, que alcança 2.088 metros acima do nível do mar, um dos pontos mais altos do Estado de São Paulo.



A entrada do parque marca também o início do trecho final da Trilha do Ouro, com uma extensão de aproximadamente 73 quilômetros.



Estrada construída pelos escravos entre os séculos XVII e XIX, a partir de trilhas dos índios guaianazes, o Caminho do Ouro está bastante preservado e se encontra envolto pela exuberância da Mata Atlântica do Parque Nacional da Serra da Bocaina.



Ponto de passagem obrigatório, nos séculos XVII e XVIII, o caminho ligava o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, no chamado "Ciclo do Ouro". Paraty exercia a função de Entreposto Comercial e também por sua posição geográfica, porto escoadouro da produção de ouro de Minas para Portugal. Foi uma das mais importantes cidades portuárias do século XVIII.



Visitar o Caminho do Ouro permite conhecer, não só uma importante obra de engenharia, mas também uma ecologia deslumbrante e o povo paratiense com sua cultura, seu passado e seu presente. Cachoeiras, ateliers, alambiques, comidinha caseira..



Bela cidade colonial,considerada Patrimônio Histórico Nacional, Paraty preserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos.



Passear pelo Centro Histórico de Paraty é entrar em outra época, onde o caminhar é vagaroso devido às pedras "pés-de-moleque" de suas ruas.



As construções de seus casarões e igrejas traduzem um estilo de época e os misteriosos símbolos maçônicos que enfeitam as suas paredes nos levam a imaginar como seria a vida no Brasil de antigamente. A proibição do tráfego de automóveis no Centro contribui para esta viagem pelo "Túnel do tempo".



A cidade foi fundada em 1667 em torno à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, sua padroeira. Teve grande importância econômica devido aos engenhos de cana-de-açúcar (chegou a ter mais de 250), sendo considerada sinônimo de boa aguardente.

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios

Em 1646, a piedosa senhora D. Maria Jácome de Mello doou uma área de terras para que ali fosse construída uma capela dedicada a N. Sra. dos Remédios. Foi ao redor desta capela que se formou o povoado de Paraty. Assim, surgiu de pedra e cal a primeira capela, que foi demolida em 1668 para dar lugar a uma Igreja maior, que só foi terminada em 1712.Porém, em 1787, esta Igreja já era pequena para abrigar todos os fiéis de Paraty, por isso iniciou-se a construção de uma nova Igreja maior e mais suntuosa. A 7 de setembro de 1873, a nova Igreja foi entregue ao culto público, sendo precedida a bênção por uma procissão da Igreja de Santa Rita para a Igreja de N. Sra. dos Remédios, fato que é repetido anualmente na Festa da Padroeira. Destacam-se na construção de estilo neoclássico, as torres inacabadas e o fundo da Igreja sem terminar.

Igreja de Santa Rita

Eterno cartão postal de Paraty. Em 1722, os homens pardos libertos iniciaram a construção desta Igreja em louvor ao Menino Jesus, a Santa Rita e a Santa Quitéria. Este conjunto, composto de Igreja, consistório, sacristia, cemitério e pátio ajardinado é construído de pedra e cal. Em 1952 a Secretaria do Patrimônio Histórico Nacional tombou o conjunto, e a restauração foi feita no período de 1967 a 1976. A partir de então passa a funcionar no prédio o Museu de Arte Sacra de Paraty.



O Centro Histórico de Paraty remonta aos idos de 1820, quando suas ruas já possuiam seu calçamento "pé de moleque".



As ruas foram todas traçadas do nascente para o poente e do norte para o sul. Todas as construções das moradias eram regulamentadas por lei, podendo pagar com multa ou prisão, quem desobedecesse as
determinações.



Sua ruas, protegidas por correntes que impedem a passagem dos carros, preservam ainda o encanto colonial, aliado a um variado comércio e a expressões culturais e artísticas muito intensas.



O bairro do Pontal encontra-se bem pertinho do Centro Histórico (é só atravessar a ponte)



Praia do Pontal, com seus quiosques e barquinhos e o Forte Defensor Perpétuo.



O bairro possui várias opções de hospedagem, restaurantes e quiosques à beira-mar.



Em sua área territorial encontram-se ainda o Parque Nacional da Serra da Bocaina, a Área de Proteção Ambiental do Cairuçú, onde está a Vila da Trindade, a Reserva da Joatinga, e ainda, faz limite com o Parque Estadual da Serra do Mar. Ou seja, é Mata Atlântica por todo lado.



A próxima oportunidade que pintar, não deixe de desfrutar dessa maravilha, que até gringo quer ver..



Fotos
Alex Gomes
http://flickr.com/alexgpeixoto

terça-feira, 24 de maio de 2011

David Byrne, ex-vocalista do Talking Heads, em Diários de bicicleta.



Após meses de negociação, o músico David Byrne, ex-vocalista do Talking Heads, confirmou ontem à noite a presença na 9ª Festa Literária Internacional de Paraty, que acontece entre 6 e 10 de julho.

Um dos grandes nomes do universo pop, o compositor e cantor britânico fala de sua obra (que inclui desde o período em que liderou a banda Talking Heads até seu trabalho com cinema e fotografia), de seu diálogo com artistas da Tropicália e expõe seus projetos sobre urbanismo sustentável e transporte público discutidas no livro Diário de bicicleta.

'Diários de bicicleta' é uma reunião de escritos de David Byrne ao longo dos últimos anos - de Berlim a Buenos Aires, de Istambul a São Francisco, de Manila a Nova York, entre outras. Num estilo que passeia entre ensaios, relato de viagens, diário pessoal e álbum de fotos, o autor registra também suas reflexões sobre uma variedade de assuntos - política, filosofia, música, planejamento urbano, moda, arquitetura local, diferenças culturais, sexualidade, etc.

Fotografia Alex Gomes

Sobre a Flip

Com a presença de autores mundialmente respeitados, como Julian Barnes, Don DeLillo, Eric Hobsbawm e Hanif Kureishi, a primeira Festa Literária Internacional de Paraty, realizada em 2003, inseriu o Brasil no circuito dos festivais internacionais de literatura. Ao longo de suas edições seguintes, a Flip ficou conhecida como um dos principais festivais literários do mundo, caracterizada não só pela qualidade dos autores convidados, mas também pelo entusiasmo do público e pela hospitalidade da cidade. Nos cinco dias de festa, a Flip realiza cerca de 200 eventos, que incluem debates, shows, exposições, oficinas, exibições de filmes e apresentações de escolas, entre outros, distribuídos em Flip .




Cidades, Bicicletas e o Futuro da Mobilidade

Byrne é o idealizador do fórum Cidades, Bicicletas e o Futuro da Mobilidade, que terá sua primeira edição sediada no Brasil na próxima terça-feira, 12 de julho, às 19h, no teatro Paulo Autran, do Sesc Pinheiros, em São Paulo.

A iniciativa, que conta com a organização do Instituto Parada Vital e do Instituto de Políticas para o Transporte e o Desenvolvimento (ITDP), tem como objetivo discutir a redução do uso dos automóveis nas cidades, além de desenvolver um conjunto de sinergias e alianças estratégicas para resultarem em projetos conjuntos de maior impacto e alcance, relacionados às bicicletas.

“As previsões mais pessimistas sobre a mobilidade em São Paulo estão se confirmando. Promovermos um debate desse nível em São Paulo é de extrema importância para clarearmos o momento e encaminharmos soluções”, explicou Ismael Caetano, presidente do Instituto Parada Vital, à Rede Nossa São Paulo.

Além do músico, participarão do evento, que será mediado pela jornalista Paulina Chamorro, o secretário de Transportes da Prefeitura de São Paulo, Marcelo Branco, o cicloativista Arturo Alcorta, e Eduardo Vasconcellos, especialista em planejamento urbano e coordenador do Projeto Observatório da Mobilidade Cidadã, da Associação Nacional de Transportes Públicos.

O valor do ingresso para participação no evento é de R$ 10,00, com valores de meia-entrada para estudantes, idosos e associados do Sesc. As inscrições seguem até sábado (9) e devem ser feitas pelo portal www.sescsp.org.br.

Depois de passar pelo Brasil, o projeto seguirá para Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile), Lima (Peru), Quito (Equador), Bogotá (Colômbia), Cidade do México e Guadalajara (México).



Fontes:
http://www.flip.org.br/programacao.php?tipo=&dia=10
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/932380-bicicleta-e-rejeicao-a-status-diz-david-byrne-em-entrevista.shtml
http://www.ecodesenvolvimento.org.br/posts/2011/julho/201cpercebi-que-a-bicicleta-e-algo-pratico-e#ixzz1RrHVX1F5

segunda-feira, 23 de maio de 2011

São Luiz do Paraitinga promove caminhada e bicicletada, até parque estadual serra do mar.


A cidade de São Luiz do Paraitinga (SP), a cerca de 185 km da capital, promoverá, em 5 de junho, dois passeios simultâneos de fôlego, a pé ou de bicicleta, em meio a paisagens de natureza.

Da praça central da cidade, a dr. Oswaldo Cruz --ponto de encontro para os dois passeios--, os participantes partirão até o núcleo Santa Virgínia do parque estadual da Serra do Mar.

Trata-se da 4ª Caminhada Ecológica, que começa às 8h e leva cinco horas; e do 8º Passeio Ciclístico, programado para iniciar às 10h30 e durar três horas.

Antes de iniciar a caminhada propriamente dita, no entanto, tanto os pedestres como os ciclistas serão levados de ônibus da praça ao distrito de Catuçaba, a partir de onde farão o percurso de 25 quilômetros de fato --as bicicletas serão transportadas de caminhão.



A organização é da Fundação Florestal, em parceria com a prefeitura. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do e-mail nucleosv@ig.com.br --por meio do qual também podem ser obtidas mais informações-- ou nas pousadas da cidade de São Luiz do Paraitinga, que fica no Vale do Paraíba.

As informações básicas poderão ser fornecidas por menores de 18 anos, mas é necessário um responsável maior de idade para o preenchimento do Termo de Responsabilidade.


Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/turismo/918127-paraitinga-promove-caminhada-e-bicicletada-ate-parque-estadual.shtml

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Morre aos 40 anos Philipe Pereira, campeão mundial de BMX .



Philipe era um dos pilotos de vertical maior expressão no final dos anos oitenta na França. Ele viveu na França a maior parte de sua vida, mas por volta de 1992, após uma lesão no joelho, ele passou a viver em Leiria, Portugal sua terra natal, com seus pais.

Em 1989, no Campeonato Mundial, em Paris, a arma secreta da França bateu Jamie Bestwick, e consagrou-se Campeão do Mundo na França. Rumores diziam, que ele era um talentoso atleta assim como Hoffman.

Philippe é o piloto com o capacete amarelo.



O RampRider Philippe Pereira faleceu último 23 de abril.

É uma grande perda para toda comunidade BMX.
(Simon Tabron )

Ele foi um dos pilotos verdadeiramente grandes de seu tempo.
(Lee Reynolds)

Estou feliz por ter começado a andar com você, você fará muita falta.
(Jamie Bestwick)


Foi construído um memorial no facebook em homenagem a ele.
https://www.facebook.com/pages/Tribute-to-Philippe-Pereira-1971-2011/212662078753336?sk=info

Fonte:
http://www.23mag.com/gens/pereira.htm

By Vinícius Gushiken

Votorantim HDR on pinkbike.com

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Capital Federal sediará segunda etapa da temporada 2011 do Mundial de Motocross Freestyle no próximo dia 28/5, a partir das 16h. A entrada é gratuita.



Pela primeira vez, Brasília receberá os pilotos voadores do X-Fighters em um circuito inédito montado na Esplanada dos Ministérios, bem em frente ao Congresso Nacional. A arquitetura de Oscar Niemeyer será o cenário da segunda etapa do certame, na noite do dia 28 de maio.

Brasília marcará a segunda visita do Red Bull X-Fighters ao Brasil. Em 2008, 30 mil pessoas lotaram o Sambódromo do Rio de Janeiro para ver a vitória do americano Jeremy Stenberg.



Antes de Brasília, a temporada 2011 do X-Fighters visitou Dubai, para a abertura do campeonato. Depois da parada na Capital Federal, o certame segue para o Estádio Olímpico de Roma (24/6) e para a Arena de Toros de Las Ventas, em Madri (15/7).

No dia 6 de agosto, é a vez do X-Fighters reinaugurar o Estádio Narodowy em Varsóvia, na Polônia – o Narodowy é o sucessor do Estádio X-Lecia, demolido em 2008 justamente logo após a passagem do Red Bull X-Fighters naquele ano. Finalmente, a temporada se encerra com a primeira visita da história do X-Fighters à Austrália, em 17 de setembro.

“Nenhum outro campeonato consagra tanto seu vencedor como o Red Bull X-Fighters”, acredita o atual campeão, o americano Nate Adams. O “Destruidor” Adams, como é conhecido, terá rivais de peso em 2011 na busca pelo bi. O australiano Robbie Maddison, o neozelandês Levi Sherwood, o norueguês Andre Villa e o espanhol Dany Torres são alguns dos nomes já confirmados para essa temporada.

Fonte:
http://www.redbull.com.br/cs/Satellite/pt_BR/Article/Red-Bull-X-Fighters-aterrisa-em-Bras%C3%ADlia--021242975735389

quinta-feira, 5 de maio de 2011

No limits... O seu limite está em sua mente ..


Aaron Fotheringham (nascido em 08 de novembro de 1991 em Las Vegas, Nevada ) é um atleta de cadeira de rodasradical, que faz manobras adaptadas de skate e BMX .

Aaron Fotheringham nasceu com Spina Bifida (é um desenvolvimento de desordem congênita causada pelo fechamento incompleto do embrião do tubo neural), devido a isso ele tem usado uma cadeira de rodas desde os três anos de idade e, embora ele usava muletas no início, foi em uma cadeira de rodas que melhor se adaptou em tempo integral desde os oito anos de idade.

Ele curtia assistir seu irmão que andava de BMX na pista de skate, e um dia seu irmão disse que ele deveria tentar andar com sua cadeira na pista de skate.

Desde então se aperfeiçoou, e concorre no Vegas série Jam Am em competições de skate park, geralmente competindo contra pilotos de BMX. Ele ficou em quarto lugar na divisão intermediária BMX em uma competição realizada em Sunny Springs Skate Park em 26 de agosto de 2006.

"Eu não penso nisso como prática esportiva, eu penso nisso como uma forma divertida de viver a minha vida."

Aaron Fotheringham chama sua atividade "extrema sentado". Ele afirma ser a primeira pessoa a realizar com êxito um backflip em uma cadeira de rodas com a idade de 14, e um duplo backflip, na idade de 18 anos. Recentemente incluiu o front flip no seu hall de manobras. Ele executa outros truques em sua cadeira de rodas, incluindo um de 180 graus "aerial". Ele planeja fundir o back flip com o 180 aérea no que é conhecido como "Flair".