sábado, 31 de agosto de 2013

O que é Pumptrack ?



Apesar de ainda ser novidade no Brasil e não existir competições oficiais, pumptrack lembra uma pista de BMX (bicicross), mas a posição dos obstáculos, seus tamanhos e funcionalidades são diferentes. Para seus praticantes, essa modalidade é a base para todas as outras, principalmente as extremas, porque numa pista dessas se aprende a andar no balanço da bike, sem a necessidade de pedalar, e conseguindo imprimir velocidade apenas ao entrar e sair de um obstáculo. Na verdade, o objetivo principal em uma pista como essa é não pedalar. O desafio é completar a volta no circuito ou passear por ele sem pedalar nenhuma vez. O pumptrack é um circuito com início, meio, mas nunca um fim. Você só para de andar quando não aguenta mais.

Pump Track Parque Villa Lobos

Para os amantes da bike, andar em pumptrack oferece uma capacidade de pilotagem, que eles chamam de "andar no flow"; impulsiona a criatividade ao inventar linhas diversas numa pista e analisar melhor os obstáculos que estão à frente. Ajuda no condicionamento físico e força o atleta a suportar grandes pistas, podendo fazer treinos específicos de voltas ou períodos por marcação de tempo, circulando dentro do circuito. Isso sem pedalar, parar ou colocar o pé no chão. “O praticante não pedala, mas sai do lugar porque imprime força a cada passada pelos obstáculos: subindo você comprime a bike, descendo comprime de novo, alivia nas retas, força novamente dentro das curvas e assim vai gerando velocidade e se deslocando pelo circuito. É uma pista divertida, relativamente pequena e muito funcional. Um verdadeiro parque de diversões”, explica Anderson.



Os praticantes são originários de diversas modalidades e também de esportes, além do ciclismo. Têm crianças começando a andar de bike entrando em um pumptrack e aprendendo a fazer curvas, subir e descer obstáculos, o que ajuda a torná-las mais confiantes e seguras na prática de outros esportes. Pilotos de cross country, experientes, aprendendo a encarar situações de pulos e curvas fechadas, comum em famosos circuitos de XCO pelo mundo. Eles vão além da capacidade de apenas subir e escalar morros com eficiência, que é o forte da modalidade. Atletas de Downhill que treinam em uma pista de pumptrack, as vésperas de um campeonato, a fim de adquirir experiência e capacidade para contornar todos os obstáculos das provas. “O pumptrack atrai muitos praticantes, porque todo mundo que anda de bike, acaba andando em uma pista dessas, seja brincando ou treinando. E isso incentiva outros amantes de esportes radicais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário