segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Exemplo de vida..



Se a palavra “estilo” pudesse ser personificada no mundo do skate, ela teria a cara e o jeito de Christian Hosoi. Nos anos 80, ficaram históricas as homéricas batalhas travadas entre ele e Tony Hawk nos campeonatos por todo o mundo; se por um lado Hawk sempre vinha armado com um verdadeiro arsenal de manobras cada vez mais complicadas, as quais raramente errava, Hosoi fluía num misto de graça e agressividade, que tornava qualquer rampa pequena, tivesse o tamanho que fosse. “Manobras X estilo” era a verdadeira disputa, e uma coisa eu garanto – Christian quase que só perdia quando errava alguma coisa. E isso tudo tendo como competidores monstros como Steve Caballero, Mark “Gator” Rogowski, Mike McGill e Jeff Phillips, só pra citar alguns...

Primeiro pro de destaque a vir ao Brasil – país que ele ama e cuja 1ª visita causou tumultos há 20 anos atrás -, “Holmes” chegou até a batizar uma de suas manobras registradas com o nome do símbolo mais conhecido de nosso país pelo mundo, o “Christ Air”, em homenagem ao Cristo Redentor – uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, de acordo com a National Geographic. Sua ligação com o país se estreitou quando ele teve por aqui uma divisão de sua marca Hosoi Sktbrds, que chegou a patrocinar alguns dos melhores skatistas do país na época como PorQuë?, Thronn, Bruno Brown e Skilo, sem falar que chegou até a ter um pro model de tênis lançado pela Redley que, por muitos anos, foi padrão de qualidade no meio dos skate shoes.



Ele foi acusado de tráfico em 2000, um crime federal. Ele foi condenado a 10 anos de prisão, dos quais ele permaneceu quatro anos e foi liberado em Junho de 2004 do presidio San Bernardino Central Detention Center. Foi na prisão que encontrou seus estudos bíblicos,até então desconhecia estes estudos, foi nestes estudos que soube origem de sua manobra Christ Air. Na prisão Hosoi casou com Jennifer Lee, e se tornou um cristão através da insistência de sua esposa e seu tio, o pastor Christopher Swain.



Livre da cadeia e liberto das drogas, casado e pai do pequeno Rhythm e do futuro Classic, e hoje em dia um convertido ao Cristianismo que dá palestras sobre o tema, Christian está de volta pra onde ele nunca deveria ter saído – em cima de um skate, detonando e fazendo queixos caírem. Não é à toa que o documentário sobre sua vida, “Rising Son”, recebeu o maior número de pré-pedidos de filmes de toda a história do mercado de skate; afinal, quem não gostaria de ver mais sobre a história de um ícone vivo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário