terça-feira, 19 de outubro de 2010

Dow Hill Urbano com influências européias..

Em Coimbra Portugal, reuniram mais de 250 participantes para a prova nacional de dowhill urbano neste ano.



NO Brasil, foi assinada no ultimo dia 29 de junho a Lei Municipal que institui no Calendário Oficial do Município de Santos o maior evento da modalidade urbana das Américas, o Downhill Urbano (Descida das Escadas de Santos). A prova vai para sua 9ª edição e hoje conta com a participação dos maiores pilotos do mundo.

A Descida das Escadas de Santos (Monte Serrat) é considerada a principal competição da modalidade do calendário nacional e uma das maiores do mundo. Os cerca de 100 atletas serão divididos em sete categorias: Elite masculina, Elite feminina, Master A, Master B, Juvenil, Júnior e Sport. Com 650 metros de percurso e 147 metros de desnível entre os pontos de largada e de chegada, a prova apresenta aos ciclistas o desafio de superar os 417 degraus da escadaria no menor tempo possível, com trechos que misturam curvas acentuadas e passagens estreitas, com cerca de 1 metro de
largura.



O evento é um modelo de inovações desde a sua primeira edição. Em 2004 trouxe o melhor piloto da época, o francês Cedric Gracia. Em 2007 a competição inovou com um sistema de cronometragem único na modalidade, dando condição do piloto chegar no seu limite e buscar o seu melhor tempo. Em 2011, a prova acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro, mas os preparativos já estão adiantados. Cerca de 50 pilotos já estão inscritos, sendo que entre eles, nove são estrangeiros.

Depois de dois anos consecutivos de vitória brasileira, o evento foi vencido em 2010 pelo piloto Eslovaco, Fhilip Polc que já confirmou a sua presença em 2011. O rei em 2008 e 2009, Walace Miranda e a Rainha 2010, Luana Oliveira acabaram de chegar do Campeonato Mundial de MTB e também já confirmaram presença. O campeão brasileiro de Downhill da Confederação Brasileira de Mountain Bike, Markolf Bertchold, campeão da primeira edição em 2003 esteve no pódio este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário