quarta-feira, 20 de julho de 2011

Serra do Rio Rastro SC Brasil, até gringo se rende a beleza..



O piloto neozelandês Rhys Millen percorreu as 156 curvas da estrada catarinense na Serra do Rio do Rastro, estrada que liga as cidades de Lauro Müller a BomJesus da Serra no estado de Santa Catarina. Millen, de 38 anos, trouxe ao Brasil pela primeira vez seu Hyundai Genesis de750 cavalos - potência equivalente à de um carro de Fórmula 1.

A Serra do Rio do Rastro é uma das serras de Santa Catarina, localizada no sul do estado. Com muitas matas e cachoeiras, é um dos cartões-postais do estado. Localiza-se no município de Lauro Müller, a mais de 1460 metros de altitude. Um mirante localizado em seu topo proporciona uma bela visão.



Rhys Millen é um dos melhores competidores do mundo em drifting, uma modalidade técnica de direção de carros ou motos que consiste em deslizar nas curvas escapando a traseira, girar o volante para que as rodas dianteiras estejam sempre em uma direção oposta a curva (se o carro vira para a direita então a roda deve estar a esquerda, e vice versa), controlando o nível de derrapagem, fazendo o carro literalmente andar de lado literalmente.. Além da corrida, Millen também é um dublê de motorista de filmes. Antes disso ele era um top piloto de rali em os EUA, e tornou-se o condutor primeiros trabalhos apoiados a partir de um fabricante de automóveis com a GM.



Ao todo, foram três dias de ação com Rhys na Serra de 9,4km. No primeiro, o neozelandês dividiu a estrada em quatro setores e focou em outra especialidade sua, o drifting.

Por absoluta coincidência, Pikes Peak ( o evento desubida de montanha mais famoso do mundo, que ocorre anualmente no Colorado(UA, onde Rhys já foi recordista), também possui 156 curvas, mas em uma extensão de 20km. Ou seja, a Serra do Rio do Rastro é duas vezes mais sinuosa que Pikes. O desafio é dificílimo e por isso mesmo espetacular”, definiu Millen.



O percurso da rodovia SC-438 na Serra do Rio Rastro, é caracterizado por subidas íngremes e curvas fechadas, bem como pelos seus quiosques, ótimos locais para desfrutar a paz proporcionada pela natureza. Coberta pela mata Atlântica, com uma fauna bem diversa, com varíos tipos de felinos de pequeno, médio e grande portes, uma fauna de macacos (bugios, macacos-prego, saguis), quatis, pacas, mãos-peladas, tatus, tamanduás e iraras, que são animais comuns numa mata atlântica preservada. Também há uma avifauna composta de aguias chilenas, tiês-sangue, tucanos, araras, papagaios etc.

Além da grande beleza da paisagem, a Serra do Rio do Rastro faz parte de uma coluna estratigráfica clássica do antigo supercontinente Gondwana no Brasil, a Coluna White, tendo sido classificada como um dos sítios geológicos brasileiros, pela Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos.



Você pode subir a serra, com acesso pela cidade de Lauro Muller/SC, acesso via BR-101, entrando rumo a cidade de Gravatal, conhecida cidade thermal de Sta. Catarina, próximo a cidade litorânea de Laguna. Ou descê-la com acesso a cidade de Bom Jardim da Serra/SC, próximo a São Joaquim/SC, a cidade com o clima mais frio do Brasil.





Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_do_Rio_do_Rastro
http://www.motorward.com/2010/11/rhys-millen-climb-attack-brazil-full-video/

Nenhum comentário:

Postar um comentário