quarta-feira, 24 de agosto de 2011

BMX é válvula de escape para jovens hiperativos



A cidade de Amparo hoje em dia é um grande foco de jovens talentos do BMX, isso devido a grande estrutura que se criou na cidade e pela influência de um cidadão amparense que quebrou várias barreiras e virou uma grande inspiração para os jovens da cidade.

Diogo Canina nasceu e cresceu na cidade de Amparo. Desde a infância, ele sempre foi superativo, segundo relatos de Dona Iara (mãe do Diogo) ele sempre deu muito trabalho, sempre aprontando das suas a ponto dos funcionários do pronto socorro da cidade conhecerem todo o históricos de lesões e fraturas do garoto.



Diogo achou uma válvula de escape para sua hiperatividade no BMX, mas a pequena cidade de aproximadamente 75000 habitantes acabou ficando pequeno para ele, no início começou a ir para São Paulo para aprimorar seu rolê e expandir seus limites. Ainda assim seus sonhos ainda o queriam levar mais longe, depois de andar bastante na capital paulista, resolveu ir aos Estados Unidos, a partir daí a maioria já conhece a história, Diogo já é reconhecido mundialmente como piloto de ponta e tem no currículo nada mais nada menos que 2 medalhas de prata no Summer X Games.

O caminho traçado por Diogo, hoje é inspiração dos jovens pilotos de Amparo e graças a sua vontade de fazer da cidade um polo importante no BMX brasileiro, Diogo conseguiu depois de muita luta a construção da pista no Parque Linear de Amparo e mais, idealizou e ajudou na construção do U11 Trails, um pico de dirt com uma vista privilegiada da cidade.



Todos os esses elementos ajudaram a colocar Amparo no cenário BMX brasileiro, muitos jovens amparenses e de cidades vizinhas hoje, tem um rolê atualizado e bastante forte. Certamente no futuro ouviremos falar muito os nomes de Heitor Wolf, Caíque Siqueira "Miojo", Lucas Alves, Edi Alves, entre outros.

Outro nome que dará muito o que falar é Denis Canina. Primo do Diogo, Denis é dono de um estilo particular e coloca em todas as suas manobras um toque especial. Existem 2 tipos de pilotos de BMX, o primeiro é dos esforçados que conquistam seu rolê e estilo com muito treino e o segundo é daqueles que tem um dom natural e não fazem muito esforço para desenvolver suas manobras. Sem dúvida nenhuma, Denis faz parte desse segundo grupo, sua fluência e estilo falam muito a seu respeito, é extremamente prazeiroso vê-lo andar.



Em um final de semana que a chuva nos perseguiu 100% do tempo, o BMX Blog foi a Amparo para conferir como anda a cena na cidade. Dá pra dizer que a evolução continua, é impressionante ver o nível da galera. Em Amparo as super manobras não são comuns, os pilotos locais buscam mais o estilo das manobras e eles estão fazendo um excelente trabalho.

A sessão começou no U11 Trails, o local ainda está em manutenção e a 4ª rampa da linha estava desativada. Apenas o Denis, Heitor e Edi se dispuseram a andar. O tempo não estava ajudando, a ameaça de chuva trouxe fortes rajadas de vento e estava bem difícil arriscar as manobras. Mesmo assim o Heitor mostrou que está treinando muito, todas as suas manobras estão dominadas e o seu estilo demonstra bem isso. Denis pra variar foi às alturas, é impressionante ver a facilidade que ele passa as rampas mesmo diante de uma situação daquelas com o vento soprando forte quase todo o tempo.



Além dos pilotos locais, vieram também Leandro Cañas de Jundiaí, vencedor da última edição do Jump Festival e André Jesus de São Paulo. É muito difícil descrever o rolê na pista, a velocidade e a altura das manobras é incrível, isso graças ao projeto da pista, os obstáculos são bem grandes e exigem que o piloto ande com uma velocidade grande para poder varar as rampas. Outro fator que colabora para a velocidade dos locais é o fato de todos andarem sem freios, isso virou uma marca registrada da cidade.


Esta rápida visita a Amparo provou que o potencial do BMX brasileiro é muito grande, independente do local onde é praticado, é claro que uma pista adequada ajuda muito, porém o que realmente manda é a vontade de fazer e de andar de bike. No caso de Amparo, uma ajudinha do Diogo foi super importante, mas é perfeitamente possível fazer a cena acontecer sem depender da atitude de uma só pessoa. Fazer crescer a cena de sua cidade é perfeitamente possível basta um pouco de atitude e vontade de pegar a bike e afiar suas manobras.

Créditos, Rui Ogawa

Fontes:
http://espn.estadao.com.br/ruiogawa
http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1588695-7824-ZONA+DE+IMPACTO+VAI+ATE+AMPAROSP+CONHECER+A+NOVA+GERACAO+DO+BMX+BRASILEIRO,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário