sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Agora Bike de Bambu, vai servir a periferia de São Paulo ..



Sim é claro !!

Flavio Costa Leão Deslandes é um Designer Industrial brasileiro que vive e trabalha na Dinamarca. Ele é conhecido por seu trabalho de design e engenharia com bambu, incluindo a bicicleta de bambu.

Formado no Rio de Janeiro em 1994 Flavio começou sua investigação científica com a tecnologia de bambu com uma bolsa de pesquisa durante seus estudos universitários na PUC-Rio. A partir de 1994 a 1998 ele participou de projetos sobre desenvolvimento de ferramentas para trabalhar com bambu .

Em 1995, ele começou a desenvolver a sua primeira bicicleta de bambu e o primeiro protótipo foi apresentado no 5 º Congresso Internacional de Bambu Mundial em 1998. Graduou-se em 1999, seu protótipo de bicicleta de bambu nr.2 sendo o projeto final.



Sua primeira patente MU7901320-1 foi aplicado em 1999 e concedida em 2005. Mudou-se para a Dinamarca, desde então, Flavio tem trabalhado para várias empresas da indústria de bicicletas - com a mecânica, a construção de frame, desenvolvimento de produto e design.

Em 2000, Flavio desenvolveu uma bicicleta de bambu com um design de quadro especial que combina uma posição vertical de equitação e um grande uso de tubos de bambu, fornecendo um passeio confortável. Esta bike atraiu a atenção de todo o mundo por causa de sua aparência exclusiva, geometria do quadro conforto, aspectos sustentáveis ​​e a audácia de usar um grande número de bambu em sua estrutura e componentes.



"Desde o começo eu senti que este material requintado - uma estrutura tubular orgânico feito pela natureza,tem um potencial tremendo. O desafio de fazer o trabalho me manteve minha motivação que sempre foi conectar design moderno, com materiais naturais. A idéia de fazer esta conexão em uma bicicleta é lógico, se você pensar sobre isso:. Biking é uma forma de energia muito eficiente de transporte e combinando um material sustentável como o bambu com a energia livre mobilidade parece ser a coisa certa fazer. "

Recentemente uma parceria com a prefeitura de São Paulo criou a primeira e única "fábrica" de bicicletas de bambu de São Paulo. Ocupando dois andares de um CEU, ela é peça essencial do projeto Escolas de Bicicletas, que prevê que, até o fim do ano, cem alunos de 12 a 14 anos em cada um dos 46 CEUs se desloquem para a escola em comboios de bicicletas, acompanhados por monitores.

A Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Parada Vital formularam uma metodologia conjunta para treinar e capacitar monitores que atuam diretamente com os alunos nos CEUs. Além de conhecimentos sobre legislação, normas e regras de trânsito na cidade de São Paulo, os monitores tiveram curso de primeiros-socorros, aprenderam sobre a mecânica das bikes e estão capacitados a ensinar o aluno a pedalar, ter equilíbrio, autonomia com as mãos, entre outros aspectos cognitivos.

Hoje, cerca de 500 crianças já pedalam nesse esquema. E todas as bicicletas saem das mãos dos 12 jovens do Jardim Paulistano.

A fábrica tem capacidade de produção de cerca de 50 bicicletas por dia e, desde o início da operação, em março, já construiu 1,5 mil. Serão 4.680 até novembro.




Segundo o coordenador do projeto, Daniel Guth (Instituto Parada Vital), a opção pelo bambu não é à toa. "Nossa ideia não é apenas colocar bicicletas na rua, mas também conscientizar as crianças sobre conceitos como sustentabilidade e ambientalismo. O bambu gasta muito menos energia do que o alumínio e é produzido bem perto daqui, em Bragança Paulista, o que diminui os custos com transporte. A pegada de carbono é muito pequena."

O caderno de um aluno que faça parte do projeto Escolas de Bicicleta tem lições sobre legislação de trânsito, transporte sustentável, estilos e modalidades de bicicleta, oficina de mecânica e montagem, história e cultura da bicicleta, educação ambiental, e até orientações sobre liderança e mediação de conflitos. Terminadas as anotações, é hora de subir na magrela e treinar equilíbrio, postura e resistência. Até mesmo a criança que nunca andou de bicicleta pode se tornar um aluno-ciclista. “Com o novo projeto temos mais segurança para andar nas ruas. E vamos mostrar para as pessoas como andar de bicicleta é legal e bom para o meio ambiente”, diz Edmilson Henrique Ferreira, 15 anos, o novo ciclista da Escola de Bicicleta do CEU São Mateus.

As bicicletas do programa são customizadas e inéditas no país e foram criados pelo designer brasileiro Flávio Deslandes, que inventou a primeira bicicleta de bambu em 1995 e hoje desenvolve seus projetos na Dinamarca. No Brasil, elas estão sendo construídas dentro do CEU Jardim Paulistano. Além das bikes, os alunos recebem um kit composto por capacetes, iluminação, colete refletivo, bagageiro e alforje, buzina, espelho retrovisor e cadeado. A Secretaria Municipal de Educação investiu R$ 3,1 milhões na implantação do programa. O investimento para manter o programa é de R$ 1,4 milhão por ano.


Apesar de ser um projeto louvável, eu que moro na periferia de São Paulo, preciso primeiramente ver acontecer para então crer...

Fontes;
http://bambucicletas.com/bicycles.html
http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=49855

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