terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A saga da GT Bicycles

Sr. Gary Turner

A CIA. Bicicletas GT foi fundada em 1979 pelo operador de pista de BMX Richard Long e o engenheiro e drag racer Gary Turner, que vieram a construir quadros de bicicletas personalizadas em sua garagem em Santa Ana, Califórnia. Chamado GT Gary Turner, a empresa foi criada a partir da fabricação de bicicletas de BMX para crianças. Seus primeiros produtos foram de cromo-molibdênio armações de aço, que fez uma bicicleta ser leve e resistente, e projetado também para melhorar o desempenho dos atletas.

Gary Turner é um dos pais que vai para as corridas de BMX na década de 70 nos EUA para apoiar e incentivar seus filhos nessas provas, inclusive o próprio. Ele percebe que as bikes são pesadas, lentas e frágeis. Gary é um piloto dragster profissional e tem uma vasta experiência de soldagem e construção de cro-mo "rails" chassis. Com o tubo de Cromoly utilizadas para dragsters Cars, Gary começa a fazer quadros para o seu filho para correr na pista BMX. A bicicleta de seu filho é notada e Gary começa a fornecer os quadros para outras crianças e construir uma reputação no mundo das bicicletas já na década de 80.



Nessa época surgem vários micro empreendedores no segmento, como Richard Long. Ele é proprietário e administra uma loja de bicicletas em Orange County, Califórnia e nota Gary Turner e seus quadros, eles estão com alta procura e as pessoas querem saber como obtê-los, pois Gary não tinha loja. Richard chama Gary e pergunta se ele pode estocar e vender os quadros. Gary concorda e com a parceria mais famosa da história BMX começa. As coisas acontecem rápido e logo Richad e Gary investiem em uma loja dedicada a tornar a qualidade superior de quadros Cro-moly BMX em Santa Ana. Em 1979 eles incorporam a GT Bicycles, Inc. GT permanente para as iniciais de seu fundador, G ary T Urner. Richard vendeu sua loja de bicicletas e começou a vender quadros o mais rápido possível aos distribuidores de bicicletas em todo o EUA e na Europa. Richard é o negócio e gênio do marketing e Gary é o engenheiro e artesãos. Mal sabiam eles que em 20 anos eles iriam construir juntos uma das mais conhecidas empresas de bicicletas do mundo.



Rad é um filme sobre BMX, lançado no EUA em 1986. O filme foi escrito por Sam Bernard Edwards e Geoffrey e dirigido por Hal Needham . É estrelado por Bill Allen e Lori Loughlin, conta a história de um jovem, Cru Jones, que tem a intensidade e o desejo de vencer uma corrida de BMX chamada Helltrack. Essa produção juntamente com publicações especializadas como a Freestylin Magazine e BMX Action, fomentaram o mercado de BMX por todo o mundo, com a participação de várias empresas do segmento, inclusive com pilotos de apresentação da GT.



À medida que o final dos anos 80 iam terminando, o mercado do BMX ficou duro. À luz desta Richard virou o foco para o esporte do Mountain Bike, embora ele nunca esqueceu o BMX de fato. Em novembro de 1987 GT mostrou sua primeira linha de cinco bicicletas de montanha no Salão Interbike em Reno, Nevada USA, feira voltada ao segmento ciclístico que se perpetuou até os dias de hoje.

O período de 1989 a cerca de 1994, era a época das 20 polegadas (bicicletas aro 20"). Crianças nessa época queria começar a andar de BMX. Algumas pessoas dizem que a GT se tornou muito grande, muito corporativista, mas se não fosse por eles, o BMX não teria atingido o grau que atingiu, dando sequência posteriormente ao Montain Bike Eles eram a espinha dorsal para todas essas empresas menores.



A linha GT e Dyno cresce para 27 modelos e mais de 20 conjuntos de quadros. Powerlite e linhas de Robinson também são introduzidos com um total combinado de 16 modelos. A GT deixou o edifício antigo de Gothard e se muda para um armazém de volta a cidade original, de Santa Ana , Califórnia. Com o dobro de espaço para armazenagem e escritório a GT foi crescendo e crescendo. marcas - GT, Dyno, Robinson, Auburn, e Powerlite fazem parte da coorporação também.



Em outubro de 1995 a GT Bicycles Inc. tornou-se pública na bolsa de valores NASDAQ com a ajuda da Bain Capital, um banco de investimento bem conhecido em Boston. Richard e Gary transformaram-se em multimilionários do dia pra noite. Também durante essa época o co-fundador Gary Turner partiu da administração da empresa.

Em 1997 Richard Long morre em um acidente de motocicleta. Até mesmo a morte de Richard não poderia, a princípio lenta para o enorme potencial que GT havia gerado. O Negócio foi crescendo e logo GT compra distribuidores no Reino Unido (Este negócio foi realmente consumado nos meses antes da passagem de Richard), França e Japão nos meses após a morte de Richard.

Também em 1997, a Nike começou a venda de camisetas GT-marca de bicicletas em lojas de sua Niketown, nos Estados Unidos, e a Coca-Cola comprou milhares de bicicletas em uma ação promocional para a marca. A receita total da companhia para 1997 foi 216,2 milhões dólares americanos.




Na esperança de ampliar sua exposição e alcance de mercado em Março de 1998, Bicicletas GT, juntamente com os patrocinadores Pioneer e Honda, pagou quase um e meio milhão de dólares para criar um programa de televisão novo, chamado Crank, com pilotos de corrida de BMX realizando acrobacias, passeio selvagem, e proezas aéreas a música alta, computação gráfica, e luzes piscando. Os 19 episódios do programa de meia hora estreou na Fox Sports Network e foca os esportes de bicicleta entre outros, até hoje fazem sucesso.

No verão de 1998, Questor o dinheiro atrás da Schwinn Cycling & Fitness comprou a GT Bicycles Inc. por 175 milhões de dólares. Schwinn e GT se fundiram para formar uma empresa global franquia marca forte e bem estabelecida na liderança de mercado em bicicleta e vários segmentos de fitness.



Crises mundiais

Na primavera de 2001, Questor e os bancos tinham decidido sair. Os gastos foram congelados, os pagamentos aos fornecedores e subcontratados foram parados. Questor através de sua holding, a Schwinn-GT inc, declarou falência em 6/27/01. Outrora o poderoso duo de empresas de bicicleta foi vendida para a Pacific Cycle através tribunal de falências em 9/11/01 por 86 milhões de dólares.

Pacific ganhou a batalha sobre Huffy para comprar a corporação Schwinn / GT. A Pacific é detentora da marca Mongoose.

Todas as pessoas da Schwinn / GT foram demitidas após a compra pela Ciclos Pacific. Apenas alguns funcionários foram recontratados por 90 dias para ajudar com a transição da Pacífic.




Fontes;

http://www.fundinguniverse.com/company-histories/GT-Bicycles-company-History.html
https://www.facebook.com/pages/Gary-Turner-GT-Bicycles/237458829612527?sk=info
http://www.youtube.com/watch?v=eFA9thKUrco&feature=related

2 comentários:

  1. ola amigos....como faço pra adquirir uma camisa ciclismo (mtb) ...

    ResponderExcluir
  2. ola amigos....como faço pra adquirir uma camisa ciclismo (mtb) ...

    ResponderExcluir