terça-feira, 14 de maio de 2013

Ciclo Cross



Existem várias histórias a respeito do surgimento do Ciclo Cross, uma delas é que a modalidade foi criada pelo soldado e ciclcista francês Daniel Gousseau. Ele sempre percorria trilhas difíceis, ultrapassando obstáculos. Tudo para manter a forma durante o rigoroso inverno na região. Foi assim que o CicloCross nasceu e cresceu na Europa e com o tempo foi sendo difundido pelo mundo inteiro, sendo hoje a modalidade do Ciclismo que mais cresce.



O primeiro campeonato do mundo de ciclocross foi feito em 1950. As mulheres tiveram sua primeira competição mundial de ciclocross em 2000.
Não é um esporte olimpico, pois trata-se de uma competição exclusiva de inverno.

Holanda, Bélgica e Itália são os países que dominam a modalidade e tem nos últimos anos os principais títulos mundias.



As provas consistem em um circuito curto de aproximadamente 1.500mts com diferentes tipos de pista (cascalho, areia, lama...) no qual o ciclista é obrigado a desmontar da bike algumas vezes e passar sobre alguns obstáculos, sempre carregando a bike nos ombros. O tempo médio de cada bateria é de 30min e a disputa de posições é sempre intensa.

A velocidade não é fator determinante nesta modalidade ao contrário das provas de estrada. Técnica, habilidade e resistência são qualidades que se sobrepõem e garantem a vitória em determinadas provas.

No Brasil a modalidade é pouco difundida e a última prova data do início dos anos 70. Em setembro de 2012 foi realizada a primeira prova de CicloCross no Paraná, no NoSol Bike Park (Campo Largo) onde 20 ciclistas competiram entre si, entre trilhas, singletracks e diversos obstáculos.

Fonte: en.wikipedia.org

CICLO-CROSS 2013
A FPC em parceria com a Pedale Bikes, realizará 3 eventos:

Dia 15 de junho (sábado) - No Sol em Campo Largo
Dia 27 de julho (sábado) - Em local a definir
Dia 25 de agosto (domingo) - NoJardim Botânico em Curitiba

Informaçoes e detalhes em breve e no fone 41 4101-8609 ou ainda em falecomivo@yahoo.com.br

Fonte;
https://www.facebook.com/pedalebikes

Nenhum comentário:

Postar um comentário