quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Proposta para o Elevado Costa e Silva (Minhocão).


No alto do lado oeste da ilha de Manhattan, em Nova Iorque, percorre uma espécie de viaduto de ferro. De longe parece o Elevado Presidente Costa e Silva, o famoso Minhocão, de São Paulo, mas basta subir as escadas de acesso para se deparar com um incrível parque linear - o Highline Park.



Sobre uma antiga linha ferroviária da década de 30 existe um parque de 2,3 km de extensão, graças a mobilização dos cidadãos de Nova Iorque. Com o ferroduto desativado por décadas, foi criado o movimento Friends of the Highline em 1999. Com a ajuda da pressão popular, posso dizer que hoje o Highline Park é um dos principais e mais incríveis pontos turísticos de Nova Iorque.

Foto: Henrique Abreu

O Elevado Presidente Costa e Silva, também conhecido simplesmente como Elevado ou Minhocão, é uma via expressa elevada da cidade de São Paulo, Brasil, que liga a região da Praça Roosevelt, no centro da cidade, ao Largo Padre Péricles, em Perdizes.
Foi construído com o intuito de desafogar o trânsito de vias que, por cortar regiões centrais da cidade, não poderiam ser alargadas para ampliar sua capacidade. Assim, a solução seria a construção de uma via paralela sobre os logradouros para que a capacidade de tráfego fosse duplicada.

Ele funciona de segunda a sábado, das 6h30 às 21h30, permanecendo fechado para veículos nos demais dias e horários, inclusive em feriados nacionais, quando é aberto apenas a pedestres e ciclistas, mas poderia ser todos os dias.




Nenhum comentário:

Postar um comentário