terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Spike Jonze, das pista para as telas.


Spike Jonze é um diretor de vídeos musicais, assim como produtor, diretor e roteirista de filmes estadunidense.

Nascido Adam Spiegel em 22 de Outubro em 1969. Aos 17 anos, em vez de ir para a faculdade, foi trabalhar em publicações sobre skate e BMX em Los Angeles.


O nome bacana não veio do berço. Spike Jonze, que nasceu Adam Spiegel (filho de uma consultora em comunicação para países em desenvolvimento, cool), ganhou o apelido na loja Rockville BMX, onde trabalhou durante o colégio, e o adotou para a posteridade. Ele, claro, andava de BMX, fundou uma publicação a"Club Home Boy" e foi responsável por algumas das melhores filmagens de skate e bike que existem, além de ter sido fotógrafo de revistas como Freestylin e BMX Action no final dos anos 80 quando tinha 17 anos.
Não sabia nada sobre a fotografia, mas aprendeu rapidamente, e dentro de um ano, a sua abordagem à fotografia icônica BMX tornou-se o foco literal da revista Freestylin. Mas Jonze não só tirou fotos dos muitos BMXers que enfeitaram as páginas da revista, ele andava tão bem (ou melhor) do que muitos dos profissionais da época.


Não é de se estranhar, portanto, que Jonze tenha sido produtor e co-criador da série de Jackass e do filme originado da série da MTV. Mas o trabalho mais relevante do diretor na TV foi, sem dúvida com videoclipes. A lista extensa inclui Björk, Weezer, Pavement, Sonic Youth, Breeders e Chemical Brothers - sendo os mais conhecido, dos Beastie Boys, e Praise You, do Fatboy Slim, no qual também atuou como diretor da trupe de dança.


Sim, além disso tudo, Jonze também é ator. Seus papéis mais expressivos foram no “Vidas em jogo”, do amigo Fincher, e como um dos “Três reis” de David O. Russell, ao lado de Mr. Clooney. Em 1999, dirigiu seu primeiro longa, “Quero ser John Malkovich” - em que, entre várias proezas, enfeiou (muito) Cameron Diaz e arrebatou uma indicação ao Oscar de direção.

Entrevista Spike Jonze em David Letterman 23 de janeiro de 2014.

Estão entre alguns de seus trabalhos mais importantes o videoclipe de "Da Funk" 1997 de "Daft Punk", o filme de 2002 "Adaptation" ("Adaptação") e "Quero Ser John Malkovich" (Being John Malkovich), ambos roteirizados por Charlie Kaufman; bem como seu mais recente filme "Where The Wild Things Are" ("Onde Vivem os Monstros") em que ajudou a readaptar o livro infantil de Maurice Sendak. Spike Jones ganhou Globo de Ouro em 2014de melhor roteiro pelo filme "Ela".

Fontes;

http://espn.go.com/action/bmx/news/story?page=spikejonze
http://digbmx.mpora.com/news/freestylin-generation-f/

Nenhum comentário:

Postar um comentário