quarta-feira, 21 de julho de 2010

Gêlo em São Paulo??? Neste sábado 24/07 em São Roque, capital paulista do vinho..





O snowboard é uma mistura entre surfe, skate e esqui, com o mesmo desafio de equilibrar sobre uma prancha e, no snowboard, o limite é o gelo. A prancha é lisa, sem rodas e sem ferro na parte superior. Usa-se prendedores aos pés e as pontas dianteiras e traseiras da prancha são ligeiramente curvadas para cima. Uma vez que a neve dificulta o impulso da prancha com a ajuda dos pés a única maneira de praticá-lo é descendo as encostas de montanhas. Há modalidades que incluem o uso de half-pipes compridas em declive (estruturas côncavas em formato de meio cilindro) e rampas artificiais para a realização de grandes saltos onde se pode fazer várias manobras antes de se alcançar o chão. A primeira competição oficial de snowboard aconteceu em 1981 no Colorado e ganhou espaço no mundo Olímpico recentemente, nos Jogos de 1998, em Calgary, no Canadá, disputados nas modalidades: halfpipe e slalom gigante individual. Em 2002, foi a vez de debutar o slalom gigante paralelo e o slalom gigante individual. Por último, em 2006, o snowboard cross foi apresentado ao mundo na Olimpíada de Turim.
O Snowboard Slope Style é uma modalidade praticada em pista com obstáculos com rampas de salto, caixotes, mesas, trilhos, corrimão. Vence quem desenvolver as melhores manobras avaliadas de acordo com o nível de dificuldade, altura, aterrissagem e, principalmente, o Overall impression.

No Brasil desde o final da década de 90 já existia um local com o uso de uma pista de neve artificial de mais de 400 metros de extensão, na cidade de São Roque SP, para a prática de snowboard.

Porém, mesmo com poucos lugares para a prática do snowboard, os brasileiros dominam o esporte em nível profissional na América Latina. Uma vez que não há montanhas no Brasil em que se neve freqüentemente, muitos brasileiros profissionais se deslocam a outros países do continente, que possuem montanhas nevosas, como o Chile e a Argentina para praticá-lo; também se encontram brasileiros praticando-o na Europa nos EUA e Canadá .

O Brasil é líder do ranking sul-americano de snowboard nas categorias feminina e masculina. Há uma lista a seguir de pontos dos atletas que foi publicada pela Federação Internacional de Esqui.

A brasileira Isabel Clarck, que obteve 9º lugar nos jogos olímpicos de inverno de Turim em 2006, lidera com folga no overall feminino (pontuação geral de todas as modalidades) com 379,13 pontos. Na 2ª colocação está a chilena Josefina Elton, com 87 pontos. Além da grande pontuação no overall, Isabel se destacou no boardercross com 310 pontos; a partir disso, obteve a melhor pontuação na modalidade em que é especialista e, com isso, Isabel chega à 20ª colocação no ranking mundial.

Já no masculino, Mário Zulian tem 81 pontos, seguido pelo argentino Diego Linares com 65,85 pontos. Riccardo Moruzzi lidera o ranking sul-americano nas disciplinas alpinas com 48 pontos, seguido pelo também brasileiro José Carvalho Jr., que soma 38,40 pontos.

O Brasil foi o melhor colocado da América latina nos Jogos Olímpicos de inverno, em Turim na Itália.


O Desafio de Snowboard – Pilão Intenso ainda tem cunho social. Alimentos não-perecíveis e agasalhos serão arrecadados na entrada. As doações serão encaminhadas para Fundo Social de Solidariedade.

Para outras informações, basta acessar o site da CBDN (www.cbdn.org.br) ou do parque (www.skipark.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário