quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O show não pode parar..

Um circo é comumente uma companhia itinerante que reúne artistas de diferentes especialidades.

A palavra também descreve o tipo de apresentação feita por esses artistas, normalmente uma série de atos coreografados à músicas.














Dos chineses aos gregos, dos egípcios aos indianos, quase todas as civilizações antigas já praticavam algum tipo de arte circense há pelo menos 4 000 anos- mas o circo como o conhecemos hoje só começou a tomar forma durante o Império Romano.

O primeiro a se tornar famoso foi o Circus Maximus, que teria sido inaugurado no século VI a.C., com capacidade para 150 000 pessoas. A atração principal eram as corridas de carruagens, mas, com o tempo, foram acrescentadas as lutas de gladiadores, as apresentações de animais selvagens e de pessoas com habilidades incomuns, como engolidores de fogo. Esse anfiteatro foi substituído, em 40 a.C., pelo Coliseu, cujas ruínas até hoje compõem o cartão postal número um de Roma.













Tudo isso, porém, não passa de uma pré-história das artes circenses, porque foi só na Inglaterra do século XVIII que surgiu o circo moderno, reunião das atrações que compõem o espetáculo ainda hoje.

Cavaleiro de 1 001 habilidades, o ex-militar inglês Philip Astley inaugurou, em 1768, em Londres, o Royal Amphitheatre of Arts (Anfiteatro Real das Artes), para exibições eqüestres.

Logo em seguida, outras atrações foram incorporadas ao espetáculo, tais como os artistas
saltimbancos que se apresentavam nas ruas de Londres e Paris. Eram acrobatas, malabaristas,
pirofagistas, dançarinos de corda etc. Mas, o espetáculo ali apresentado não se restringiu à exibição de variedades.












Paulatinamente, o espetáculo que demonstrava habilidades humanas sobre o cavalo ganhou
adornos teatrais e, com isso, aderência de sentidos.

Hoje em dia algum desses palcos ainda existem, mas os artitas em seus cavalos estão bem mais ousados....




Nitro Circus
foi uma série televisiva americana que contou com Travis Pastrana e seus amigos viajando ao redor do mundo com suas dirtbikes a andar, saltar de base, e realizando acrobacias irresponsáveis.
Ele foi originalmente executado como uma minissérie em 2006, Fuel TV. Em janeiro de 2009, ele começou a correr como um episodio de reality show na MTV, que mostrava pessoas que executam várias manobras perigosas.

Em 2010 tornou-se show, com a realização de espetáculos ao vivo em vários países com patrocínio da Red Bull.







Fabiola da Silva, em momento descontraído no X Games Brasil.(recebeu mais de cinqüenta medalhas no LG Action Sports Eventos World Tour, também recebeu sete medalhas X Games de ouro e uma de prata, fazendo dela a atleta feminina mais condecorado na história X Games)


Assim tambem idealizado por Matt Hoffman, o Danger Mat Hoffman Defying Daredevil no Six Flags Magic Mountain em Los Angeles, e a apresentação intitulada "Aggro Mat Hoffman's Circus", vem acontecendo desde 2010, no Universal Studios, em Orlando EUA, com a participação de vários atletas da cena radical de todas as partes do mundo, inclusive de São Paulo Brasil...




Matt Hoffman foi detentor do maior aerial em uma rampa com bicicletas, atingindo pouco mais de 50 'acima do solo. Essa façanha foi listada em 2004 do Guinness Book of World Records.
















Itaquera (veterano do BMX no Brasil) e Matt Hoffaman (veterano do BMX nos EUA)


Matt foi também o criador de mais de 100 manobras revolucionárias como o fakie flip, 900 (dois e um meia rotações, backflip (inclui desembarque para trás), Flair (backflip com um 180 graus).
Hoffman foi um atleta chave na construção do esporte de BMX Freestyle, manobras avançadas que hoje servem de base para o FMX (Feestyle Moto Action).

Virou video game assim com Travis Pastrana e juntos tem uma legião de seguidores.







Travis Alan Pastrana
( E.U.A.) é um piloto de FMX e dublê que ganhou vários X Games, medalhas de ouro em vários eventos, incluindo supercross, motocross, frestyle motocross, e corridas de rally.





Ao lado dos intentos históricos e políticos, uma outra ordem de idéias ressalta dos
espetáculos teatrais encenados nos circos, a partir do uso do cavalo como “ator principal”.

Ele diz respeito ao propalado ideal romântico de afirmação do eu, em decisiva ruptura com a natureza e com a sociedade. No âmbito artístico, nada mais apropriado do que a constituição de um herói provido de coragem suficiente para ser o protagonista da história, defendendo o direito à liberdade e, ao mesmo tempo, denunciando as injustiças provocadas pela ordem social e moral, nas suas diversas esferas, inclusive na união dos povos e na efetivação do amor.

Enfim, a arte nunca acaba ela sempre evolui, e o show não pode parar..





fontes;

http://www.nitrocircus.com/
http://www.fabioladasilva.com.br/?p=47
http://en.wikipedia.org/wiki/Mat_Hoffman

3 comentários:

  1. Batata eu fico muito emocionado em ler isso de uma pessoa como você, conhecedor e amante de todas as modalidades do BMX, me senti honrado em ter minha foto ao lado de meu ídolo Matt Hoffaman em seu Blog um espaço para que muitas pessoas possam entender melhor o que é o BMX entre outros coisas extremas. Abraço e você pode pegar qualquer foto sem avisar o espaço lá é nosso fica a vontade Abraços e conte comigo se precisar.

    ResponderExcluir
  2. Só vc mesmo Batata... sempre foi assim, um cara que nunca descansou para que todos conhecessem o BMX. Você é uma pessoa que eu adimiro muito.

    E essa foto do Itaquera com o Hoffman??? Quem sabe eu ainda consigo uma com esse que é a maior lenda do BMX de todos os tempos.

    Parabéns por esta iniciativa.

    Abraços,

    Devanir

    ResponderExcluir