sábado, 22 de janeiro de 2011

Como surgiu o Pedal Urbano em Sampa

Renata Falzoni, após formar-se arquiteta pela FAUM - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie, em 1977, começou a trabalhar como repórter fotográfica na imprensa brasileira,tendo passado pela Folha de São Paulo, Revistas Isto É , Placar, Playboy, Nova, Cláudia entre outras publicações, na década de 80. Ser vídeo-repórter de esportes de ação na montanha passou a ser maior objetivo desde 88, quando no TV MIX, na TV Gazeta, marcou do formato "abelha" na TV brasileira. Mas foi só com o surgimento das câmeras mini-digital e das TVs por assinatura que o mercado passou a ser receptivo a esta linguagem.

Foto: Henrique Abreu

Na década de 70 enquanto na Califórnia nascia o Mountain Bike nas loucuras de Gary Fisher descendo as montanhas de Marin County, Renata Falzoni em São Paulo utilizava a bicicleta de uma outra maneira: como meio de transporte.O amor pela bicicleta com o passar dos anos foi além desta utilidade. Os finais de semana reservados para o lazer, começaram a incluir a "bike" como parte das atividades. Eram passeios pela cidade e trilhas no interior paulista. Os passeios noturnos aconteceram quando, durante a semana Renata Falzoni na impossibilidade de pegar uma trilha (pela distância e tempo)e passear tranquila na cidade de dia, escolheu a noite como sendo perfeita para pedalar, pois o número de veículos era reduzidos, cerca de 60%, e conseqüentemente o nível de poluição era mais baixo. Desta época Renata já se considerava uma Night Biker.




Desde 1995, Renata atua na ESPN/Brasil como consultora e vídeo-repórter de aventura, sendo os temas de esportes outdoor na terra sua especialização: trekking, espeleologia, escaladas, mountain bike e outros.

Foto: Henrique Abreu

De forma paralela ao jornalismo, Renata é ativista do transporte em bicicletas. Em 1989 fundou o Night Biker's Club do Brasil e, em janeiro de 98, liderou a comitiva de ciclistas da Campanha Bicicleta Brasil, Pedalar é um Direito, que pedalou de Paraty até Brasília para reivindicar ao Presidente Fernando Henrique Cardoso o cumprimento do Novo Código de Trânsito Brasileiro.

Fontes;
http://www.falzoni.com/index.htm
http://www.lokobikers.com.br/agenda.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário