sábado, 22 de janeiro de 2011

Um grande projetista..



Um dos maiores inventos depois da roda, sem dúvida, foi à bicicleta. Em antiguidade ela antecedeu aos motores a vapor e a explosão, além de ser considerada o “primeiro veículo mecânico” para o transporte individual.

Na história temos um dos grandes gênios da humanidade "Leonardo da Vinci"que descobriu a relação existente entre o corpo humano e a bicicleta.



Leonardo não foi um pintor prolífico, mas foi o mais prolífico desenhista (projetista), mantendo diários cheios de pequenos rascunhos e desenhos detalhados registrando todas as coisas que lhe chamavam atenção.

Grande inventor de sua época, Leonardo da Vinci era um homem à frente de seu tempo. Seu interesse e criatividade em vários campos de estudo deram origem a invenções como: salva-vidas, pára-quedas, bicicleta, entre outras.

A bicicleta é o meio de transporte mais eficiente jamais inventado. A bicicleta é uma alternativa viável ao automóvel. A eficiência da bicicleta é quase inteiramente dependente da sua inércia. Uma bicicleta em movimento funciona no seu pico de eficiência. Até mesmo quando diminui a velocidade, ela continua eficiente. Somente uma parada por completo acaba com toda a energia disponível para o ciclista.

Leonardo da Vinci, através de esboços, idealizou um sistema de transmissão por corrente, mecanismo físico principal que aciona as atuais bicicletas. Entretanto, a bicicleta teve seu nome inserido na história no início de 1790, quando o conde Sivrac da França idealiza o celífero, que era um veículo primitivo de duas rodas ligadas por uma ponte de madeira em forma de cavalo e acionado por impulso alternado dos pés sobre o chão.



Por volta de 1816 o barão alemão Karl Sauerbroun Drais adaptou uma direção ao celerífero. Junto com o primeiro guidão apareceu a draisiana, umas das primeiras bicicletas.No ano de 1855 o francês Ernest Michaux inventa o pedal. Os pedais eram ligados à roda dianteira, e o invento ficou conhecido como velocípede.No ano de 1862, Ernest Michaux consegue fabricar 142 unidades em doze meses, sendo considerado o primeiro fabricante oficial de bicicletas ou biciclos.

Em 1880 Vicent constrói a primeira bicicleta com transmissão aplicada ao cubo da roda traseira e, no mesmo ano, na Inglaterra, Thomas Humbert inventa o quadro de quatro tubos. Com esses dispositivos o conjunto obtém maior estabilidade, principalmente nas descidas e curvas.




O pneu foi inventado em 1887, na Irlanda por John Boyd Dunlop. Em 1891, o francês André Michelin lança o pneu desmontável.

Em 1898, a bicicleta chega ao Brasil vinda da Europa. A partir desta data com sucessivas modificações técnicas e um processo variado de aperfeiçoamento em relação aos materiais empregados e aos vários tipos relacionados esta evoluiu para a atual bicicleta. Em 2007 o Brasil é o 3º maior fabricante de bicicletas do mundo, com 5,5 milhões de unidades, atrás a penas da China e da Índia, países que concentram 76% da produção mundial. Além disso, o Brasil foi em 2007 o 5º maior mercado consumidor de bicicletas do mundo, e possuía nesse mesmo ano uma frota de 65 milhões de bicicletas nas ruas.




A influência de Leonardo na história da arte européia é bastante profunda.Da Vinci não publicou e nem distribuiu os conteúdos de seus cadernos. A maioria dos estudiosos acredita que Leonardo quis publicar os cadernos e fazer com que as sua observações fossem de conhecimento público. Eles permaneceram obscuros até o século XIX. Como não dominava o latim e a matemática, o Leonardo da Vinci cientista era ignorado pelos estudiosos contemporâneos. Hoje é considerado por muitos como o arquétipo do Homem do Renascimento.

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