quarta-feira, 16 de março de 2011

Divulgação


No dia 19 de março, a mania entre os bikers conhecida como pump track atrairá para a cidade de Paulínia, no interior paulista, alguns dos maiores nomes nacionais e internacionais do mountain bike (MTB) e do bicicross (BMX), juntos em uma mesma competição. No Red Bull Pump Riders, os 16 competidores - entre brasileiros e estrangeiros - não poderão contar com a tração das correntes de suas bicicletas e se enfrentarão em duelos eliminatórios pelo título da primeira competição da modalidade no Brasil.

Será a primeira competição brasileira da modalidade de ciclismo que exige o máximo de fluidez e coordenação de movimentos sobre a terra batida, sem usar os pedais.



Bem diferentes das trilhas de downhill, four-cross ou pistas de BMX, os pump tracks são circuitos planos, geralmente pequenos, com pequenas ondulações e curvas fechadas que obrigam o piloto a variar constantemente a inclinação da bicicleta, anulando a perda de velocidade nas subidas e aproveitando o máximo do embalo de descidas e saltos curtos. A prática de “bombear” bikes nesse tipo de pista é freqüentemente utilizada como treinamento para atletas de BMX e mountain bike. Um pump track foi construído recentemente no Centro de Treinamentos do Comitê Olímpico Americano, na Califórnia.

“Visualmente, os pump tracks parecem fáceis, mas costumam ser dez vezes mais exigentes que uma pista tradicional de BMX. Você não tem como pedalar, então o desafio é manter a velocidade e tomar cuidado para não empacar em nenhum obstáculo”, explica o norte-americano Mike Day, medalha de prata de BMX nos Jogos Olímpicos de Beijing e uma das maiores atrações do Red Bull Pump Riders.

O tcheco Michal Marosi, o americano Aaron Chase e o campeão brasileiro de downhill Bernardo Neves são alguns dos nomes vindos da cena do MTB que tentarão executar as melhores linhas no pump track. Do BMX, o campeão argentino Ramiro Marino e Edson Junior, local de Paulínia e membro da seleção brasileira de bicicross, também participarão do desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário