terça-feira, 24 de maio de 2011

David Byrne, ex-vocalista do Talking Heads, em Diários de bicicleta.



Após meses de negociação, o músico David Byrne, ex-vocalista do Talking Heads, confirmou ontem à noite a presença na 9ª Festa Literária Internacional de Paraty, que acontece entre 6 e 10 de julho.

Um dos grandes nomes do universo pop, o compositor e cantor britânico fala de sua obra (que inclui desde o período em que liderou a banda Talking Heads até seu trabalho com cinema e fotografia), de seu diálogo com artistas da Tropicália e expõe seus projetos sobre urbanismo sustentável e transporte público discutidas no livro Diário de bicicleta.

'Diários de bicicleta' é uma reunião de escritos de David Byrne ao longo dos últimos anos - de Berlim a Buenos Aires, de Istambul a São Francisco, de Manila a Nova York, entre outras. Num estilo que passeia entre ensaios, relato de viagens, diário pessoal e álbum de fotos, o autor registra também suas reflexões sobre uma variedade de assuntos - política, filosofia, música, planejamento urbano, moda, arquitetura local, diferenças culturais, sexualidade, etc.

Fotografia Alex Gomes

Sobre a Flip

Com a presença de autores mundialmente respeitados, como Julian Barnes, Don DeLillo, Eric Hobsbawm e Hanif Kureishi, a primeira Festa Literária Internacional de Paraty, realizada em 2003, inseriu o Brasil no circuito dos festivais internacionais de literatura. Ao longo de suas edições seguintes, a Flip ficou conhecida como um dos principais festivais literários do mundo, caracterizada não só pela qualidade dos autores convidados, mas também pelo entusiasmo do público e pela hospitalidade da cidade. Nos cinco dias de festa, a Flip realiza cerca de 200 eventos, que incluem debates, shows, exposições, oficinas, exibições de filmes e apresentações de escolas, entre outros, distribuídos em Flip .




Cidades, Bicicletas e o Futuro da Mobilidade

Byrne é o idealizador do fórum Cidades, Bicicletas e o Futuro da Mobilidade, que terá sua primeira edição sediada no Brasil na próxima terça-feira, 12 de julho, às 19h, no teatro Paulo Autran, do Sesc Pinheiros, em São Paulo.

A iniciativa, que conta com a organização do Instituto Parada Vital e do Instituto de Políticas para o Transporte e o Desenvolvimento (ITDP), tem como objetivo discutir a redução do uso dos automóveis nas cidades, além de desenvolver um conjunto de sinergias e alianças estratégicas para resultarem em projetos conjuntos de maior impacto e alcance, relacionados às bicicletas.

“As previsões mais pessimistas sobre a mobilidade em São Paulo estão se confirmando. Promovermos um debate desse nível em São Paulo é de extrema importância para clarearmos o momento e encaminharmos soluções”, explicou Ismael Caetano, presidente do Instituto Parada Vital, à Rede Nossa São Paulo.

Além do músico, participarão do evento, que será mediado pela jornalista Paulina Chamorro, o secretário de Transportes da Prefeitura de São Paulo, Marcelo Branco, o cicloativista Arturo Alcorta, e Eduardo Vasconcellos, especialista em planejamento urbano e coordenador do Projeto Observatório da Mobilidade Cidadã, da Associação Nacional de Transportes Públicos.

O valor do ingresso para participação no evento é de R$ 10,00, com valores de meia-entrada para estudantes, idosos e associados do Sesc. As inscrições seguem até sábado (9) e devem ser feitas pelo portal www.sescsp.org.br.

Depois de passar pelo Brasil, o projeto seguirá para Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile), Lima (Peru), Quito (Equador), Bogotá (Colômbia), Cidade do México e Guadalajara (México).



Fontes:
http://www.flip.org.br/programacao.php?tipo=&dia=10
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/932380-bicicleta-e-rejeicao-a-status-diz-david-byrne-em-entrevista.shtml
http://www.ecodesenvolvimento.org.br/posts/2011/julho/201cpercebi-que-a-bicicleta-e-algo-pratico-e#ixzz1RrHVX1F5

Nenhum comentário:

Postar um comentário