terça-feira, 26 de julho de 2011

Ciclismo brasileiro em alta com 2º edição do Tour do Rio.




A maior prova internacional de ciclismo de estrada da América Latina! A segunda edição do Tour do Rio, já é considerada o maior evento do gênero na America do Sul, será realizada entre os dias 27 e 31 de Julho. Com um percurso de 783km, a edição 2011 do Tour do Rio conta com 19 equipes, sendo 11 nacionais e 8 internacionais e uma caravana formada por 36 carros, 20 vans, 2 caminhões de prova, dois caminhões de estrutura, duas UTIs móveis e 40 motos. A competição percorrerá 800km, divididos em 5 etapas, pelas estradas do estado do Rio de Janeiro e visitará diversas cidades.

A competição participa do calendário internacional do ciclismo e vale pontos para o Ranking da UCI. O vencedor do Tour do Rio ganhará 40 pontos no Ranking. Essa competição será a última competição das Américas válida pela UCI, antes dos jogos olímpicos de Londres em 2012. Isso trouxe uma importância extra para a competição, tanto para equipes brasileiras como para equipes estrangeiras.



A edição 2011 do Tour do Rio terá 11 equipes nacionais, sendo sete de SP, duas do RJ, uma equipe de Curitiba e uma de Belém. Faltando 48 horas para a prova, as equipes adotaram estratégias em busca do título e da premiação.

A pontuação na competição pode colocar classificar atletas para as olimpíadas. Portanto todos os ciclistas estarão dando o seu máximo para conseguir esses lugares nos jogos olímpicos. Outro fator que ajudará na motivação dos atletas é a premiação, no total serão R$200 mil.



O Tour do Rio 2011 levanta a bandeira da educação no trânsito. Segundo o Código Nacional de Trânsito, a bicicleta é um veículo e assim como os demais, possui direitos e deveres que devem ser respeitados por motoristas,pedestres e ciclistas. Você sabia que o motorista deve manter a distância lateral de 1,5m do ciclista em ultrapassagens? E que o veículo de maior porte tem responsabilidade sobre o menor? Ou seja, o ônibus é responsável pelo carro, o carro pela moto, a moto pela bicicleta e a bicicleta pelo pedestre.

Estimular e incentivar a cultura de bicicleta em prol de um trânsito mais seguro e humano é uma das missões do Tour do Rio. Para isso, é fundamental um trabalho de educação e de conscientização junto a sociedade sobre os benefícios da bicicleta como meio de transporte.



O competição deve contar com 18 equipes, 10 nacionais e 8 estrangeiras.

1ª Etapa – Rio de Janeiro -> Angra dos Reis (149,9km)

2ª Etapa – Volta Redonda -> Três Rios (166km)

3ª Etapa – Três Rios -> Teresópolis (120,3km)

4ª Etapa – Teresópolis -> Rio das Ostras (197,6km)

5ª Etapa – Rio das Ostras -> Rio de Janeiro (183,9km)

Veja mais em

http://tourdorio.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário