quinta-feira, 21 de julho de 2011

Parque da Malwee, um patrimônio público Jaraguá do Sul, SC



Um dos principais pontos turísticos do Norte catarinense, o parque Malwee de origem privada (foi construído pelo primeiro dono da empresa, depois cedido aos funcionários e finalmente aberto ao público) tornou-se patrimônio natural. Nos seus 1 milhão e meio de metros quadrados, o parque dispõe de um interessante aparato natural: são 35 mil árvores de espécies diversas, naturais da mata atlântica ou estrangeiras, que coabitam a área do parque.



Situado no Vale do Itapocu, Norte de Santa Catarina, especificamente no município de Jaraguá do Sul é cercada de montanhas da cadeia da Serra do Mar. Essa exuberância natural está fazendo com que o ecoturismo seja uma das promessas da cidade. A maior prova são os praticantes de Vôo Livre, que constantemente visitam a cidade em busca da rampa no Morro Boa Vista. O nome Jaraguá foi atribuído pelos indígenas, primeiramente, ao atual Morro da Boa Vista, por elevar-se por sobre o vale, como senhor ou dono do mesmo. “Iara+guá” tem o significado de senhor, dominador ou dono do vale. A história recente de Jaraguá do Sul se inicia em 1864, quando a Princesa Isabel, herdeira do trono do Império do Brasil, casou-se com o Conde d’Eu. Parte de sua área integrava as terras dotais da Princesa, que foram demarcadas, em 1876, pelo Coronel Emílio Carlos Jourdan.



O parque ocupa uma área de 1.500.000 m², parte preservada de matas ciliares e restinga e parte reflorestada com árvores exóticas, especialmente pinus eliotti. Em seu interior há 12 Km lineares de estradas abertas, e calçada com lajotas, liberadas para trânsito de veículos e pedestres. Pelos caminhos do parque, é possível alcançar suas 17 lagoas, com a maior delas propícia à prática de atividades náuticas, 35.000 árvores de diversas espécies, labirinto, dois museus, dois restaurantes sendo um deles típico alemão, pista de bicicross e muitas áreas para momentos agradáveis com a família e os amigos. O que mais chama a atenção dos visitantes é a quantidade de água. Nos dezessete lagos, sendo o maior com 100.000 metros quadrados, que preenchem grande parte da área aberta a visitação, há várias “rodas d´água” que têm como função oxigenar a água.

Um comentário:

  1. lugar fantástico!!! eu como futura moradora da cidade me encantei com o lugar no qual ja tenho sonhos e planos de realizar me casamento no parque se possível. estou encantada.

    ResponderExcluir